Seminário "Estratégia Alimenta Cidades – Rio Grande do Sul" reúne representantes de 11 municípios no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- GEPAD
- 7 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de ago.

Nesta quinta-feira (07/08), o auditório Fani Job do Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi palco do Seminário "Estratégia Alimenta Cidades – Rio Grande do Sul", que reuniu 58 participantes vindos de 11 municípios do estado: Canoas, Igrejinha, Guaíba, Charqueadas, Estrela, Rio Grande, São Jerônimo, Nova Santa Rita, São José do Norte, Triunfo e Porto Alegre.
O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS) e o Grupo de Estudos sobre Determinantes Sociais da Alimentação, Nutrição e Saúde (DESAN/UFRGS).

A programação teve início com a mesa de abertura, composta por representantes do MDS, da Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul/Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-RS), do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS), da representação da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Diretor Médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A mesa destacou a importância da construção conjunta de políticas públicas frente aos desafios alimentares e climáticos no território gaúcho.

Painel: Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar e Nutricional – Ciência para a Gestão Pública
O primeiro painel trouxe importantes contribuições acadêmicas e técnicas para o enfrentamento da crise climática no RS e sua vinculação com a Segurança Alimentaria e Nutricional (SAN):
Francisco Aquino, professor de Geografia da UFRGS, apresentou um panorama das mudanças climáticas no estado, com foco em eventos extremos de precipitação e seus efeitos acumulados.
Raquel Canuto, professora do Departamento de Nutrição da UFRGS, discutiu os desafios do abastecimento alimentar durante a enchente em maio de 2024, apontando vulnerabilidades e caminhos de resiliência nos sistemas locais.
Patrícia Fogaça Fernandes, extensionista rural - nutricionista da Emater/RS e coordenadora do Programa de Extensão Cooperativa - PEC, compartilhou os impactos dos eventos climáticos extremos na produção agrícola e estratégias em curso para a reconstrução e adaptação rural.

Estratégia Alimenta Cidades RS e diálogos intermunicipais
À tarde, o evento seguiu com a apresentação da Estratégia Alimenta Cidades RS, conduzida por representantes do MDS e da UFRGS. A apresentação destacou os oito eixos estratégicos da iniciativa, com enfoque na promoção de ambientes alimentares urbanos saudáveis e sustentáveis.
Em seguida, foi realizada uma dinâmica de diálogos intermunicipais, com a participação ativa dos representantes dos 11 municípios presentes. A atividade possibilitou a troca de experiências sobre ações locais frente à insegurança alimentar e mudanças climáticas, iniciativas já em curso nos territórios e expectativas com relação à implementação da Estratégia no estado.
O evento se encerrou com falas de agradecimento e entusiasmo para os próximos passos da Estratégia Alimenta Cidades RS. As discussões realizadas ao longo do dia reforçaram a importância da articulação intersetorial e da ciência como aliada da gestão pública.

Comentários