Projeto “Agricultores na Linha de Frente”, com participação do GEPAD, será apresentado na COP30 em Belém
- GEPAD

- 12 de nov.
- 1 min de leitura

O projeto “Agricultores na Linha de Frente”, promovida pela Compassion in World Farming, será apresentado durante a COP30, em Belém!
A exposição "Agricultores na Linha de Frente" apresenta o primeiro inventário via satélite de granjas de suínos e aves fora dos EUA, com foco em três estados do sul do Brasil – oferecendo informações inovadoras. Destaca a dimensão dessas indústrias que contribuem para a crise climática, transformam paisagens e afetam a qualidade de vida rural, mas que frequentemente são negligenciadas.
No centro da mostra estão as histórias de cinco agricultores do Rio Grande do Sul, entre os muitos afetados pelas devastadoras enchentes de 2024. Por meio de retratos e depoimentos reais, a exposição dá voz aqueles que vivem os efeitos das mudanças climáticas de forma direta e desigual, transformando suas trajetórias de perda, resistência e reconstrução.
Os vídeos podem ser conferidos por meio do QR Code disponível no card ou pelo link: ciwf.org/compassions-work-with-the-un/climate-change/farmers-on-the-frontline/

O projeto foi desenvolvido com apoio da Compassion in World Farming e realizado pelos Grupos de Pesquisa em Sociologia das Práticas Alimentares (Sopas) e Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (Gepad), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS. A coordenação foi dos professores Maycon Noremberg Schubert e Marcelo Antônio Conterato.









Comentários