top of page

GEPAD fortalece diálogo sobre Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia

  • Foto do escritor: GEPAD
    GEPAD
  • 21 de out. de 2025
  • 2 min de leitura
Cátia Grisa (GEPAD) durante sua apresentação no Painel 2 do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia. 						Crédito: GEPAD
Cátia Grisa (GEPAD) durante sua apresentação no Painel 2 do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia. Crédito: GEPAD

A professora Cátia Grisa, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS), participou como painelista no Painel 2 – Agroecologia, Biodiversidade e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: um olhar a partir das políticas públicas, realizado durante o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).


O painel teve como foco a construção e implementação de políticas públicas capazes de articular agroecologia, biodiversidade e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), a partir de um enfoque intersetorial. A discussão abordou experiências e desafios relacionados à integração entre políticas, programas e ações governamentais que promovem a conservação da biodiversidade, o manejo sustentável dos agroecossistemas e a justiça alimentar.


Entre os instrumentos destacados estiveram a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar “Alimento no Prato” (PLANAAB) — exemplos de dispositivos governamentais que buscam integrar as múltiplas dimensões da sustentabilidade e da segurança alimentar.


Durante sua fala, a professora Cátia Grisa ressaltou a importância de políticas públicas intersetoriais, integradas e articuladas, bem como a necessidade de gestores públicos capacitados e de sistemas de dados e monitoramento conectados para fortalecer a implementação e a efetividade das ações. Tomando em conta que em anos anteriores foi um desmonte das capacidades estatais, para ela o processo de reconstrução é ainda mais difícil por ficar preso em quadros interpretativos do passado e em expectativas de construção mais rápidas.


O painel também contou com a participação de Jairã Tingui Botó (APIB/ABA-Agroecologia/GT Indígenas da ANA), Sílvio Isoppo Porto (DIPAI/CONAB), Lilian dos Santos Rahal (SeSAN/MDS), José Nunes (ABA-Agroecologia/UFRPE) e Ronaldo dos Santos (SQPT/MIR), sob a moderação de Tiago Pereira da Costa (CGCFOME – Bahia Sem Fome / Governo do Estado da Bahia).


O CBA 2025 reafirmou o papel da agroecologia como campo estratégico para a construção de sistemas alimentares sustentáveis, justos e soberanos, além de promover o fortalecimento das políticas públicas.


 
 
 

2 comentários


gabilesohbet
07 de dez. de 2025

Mobil cinsel chat sohbet odaları android uyumlu dokunmatik ekran akıllı cep telefonları, tablet, ipad, iphone gibi Mobil cihazlarla tek bir tıkla Mobil Sohbet’e katılabilırsıniz.


Gabile sohbet ve cinsel sohbet yapmanızı kolay ve güvenli hale getiren cinsel chat ve gabile chat sorunsuz ve kesintisiz yeni kişilerle tanışma imkan sağlar.

Curtir

gabilesohbet
07 de dez. de 2025

Gabile Sohbet Benzer İlgi Alanlarına Sahip Rastgele insanlarla Sohbet Edin.


Cinsel Sohbet Sizinle Aynı İlgi Alanlarını Paylaşan Kişileri Bulun.

Curtir
  • Youtube
  • Soundcloud
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

© 2022 GEPAD - Grupo de Estudos em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Centro Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (CISADE) | Av. João Pessoa, 31 - 90040-000 - Porto Alegre - RS - Brasil
Tel: (51) 3308-3281 Fax: (51) 3308-3458 | E-mail: gepadufrgs2015@gmail.com

Criado por Manu Raupp

bottom of page