O FUTURO NA MESA: a Política de Segurança Alimentar e Nutricional frente à emergência climática
- GEPAD

- há 2 horas
- 1 min de leitura

Acaba de ser lançado na COP30, em Belém, o livro “O FUTURO NA MESA: a Política de Segurança Alimentar e Nutricional frente à emergência climática” organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O GEPAD esteve presente no capítulo “As cozinhas solidárias e a emergência climática no Rio Grande do Sul: entre a solidariedade civil e a importância de políticas públicas”, elaborado em coautoria por Cátia Grisa, Fernanda Castilhos França de Vasconcellos, Potira Preiss, Juliano Ferreira de Sá, Sergio Schneider, Márcia Muchagata, Patrícia Chaves Gentil e Ana Carolina Silva e Souza.
O texto foi organizado em três partes. A primeira contextualiza e ilustra dados da atuação das cozinhas solidárias durante a emergência climática vivida no Rio Grande do Sul em maio de 2024, apresenta o Programa Cozinha Solidária (MDS) com a finalidade de apoiar essas iniciativas e relata lições aprendidas sobre emergência climática, segurança alimentar e nutricional (SAN) e cozinhas solidárias.
A publicação reúne ainda outros 13 capítulos, escritos por 46 autores — entre gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil — que discutem, a partir de distintas perspectivas, as conexões e desafios para o enfrentamento da crise climática e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.








Comentários