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Construção social dos mercados alimentares e o lugar das agriculturas familiares e camponesas de Santa Catarina

Resumo

O presente projeto objetiva analisar os processos de construção social de mercados alimentares com vistas a identificar fatores que favorecem/bloqueiam a formação de novos nexos entre as práticas de produção e consumo em diferentes regiões do Estado de Santa Catarina.

Por meio das divisões territoriais do IBGE, foram delimitadas três macrorregiões catarinenses para estudo: Oeste, Serra, Litoral. Estes territórios possuem características geográficas e socioeconômicas marcadamente distintas. Após caracterização dos territórios, o presente estudo se propõe a três etapas centrais: Etapa 1 - Caracterização dos mercados da agricultura familiar; Etapa 2 - Pesquisa de campo com agricultores familiares integrantes dos Circuitos Curtos de Comercialização; Etapa 3 - Pesquisa de campo com consumidores. O projeto teve início em julho de 2020 e possui uma duração estimada de 36 meses. Está inserido no Grupo de Pesquisa Análise Socioambiental do Planalto Catarinense/UFSC.

Palavras-chave: agricultura familiar; mercados alimentares; circuitos de comercialização;

Pesquisadores do GEPAD:
Estevan Felipe Pizarro Muñoz (DCNS/UFSC)

Outros pesquisadores: Cleber José Bosetti – coordenador (DCNS/UFSC); Zilma Isabel Peixer (DCNS/UFSC);

Órgão financiador: Sem financiamento.

Site do projeto: https://asam.paginas.ufsc.br/

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