Múltiplos Canais de Comercialização dos Agricultores Familiares Produtores de Pequenos Ruminantes no Semiárido Cearense
- GEPAD
- 26 de mai.
- 1 min de leitura
Jornal/revista/editora: Revista GeoNordeste
RRevista GeoNordesteevista GeoNordeste Ano da publicação: 2025
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar e caracterizar os canais de comercialização utilizados pelos agricultores familiares produtores de pequenos ruminantes no Sertão dos Inhamuns (CE), como forma de compreender a participação dos agricultores nos mercados. Foi utilizado um delineamento de pesquisa de métodos mistos, de caráter exploratório e descritivo. Foram entrevistados 158 e 329 produtores de caprinos e ovinos, respectivamente, entre os meses de janeiro e maio de 2022. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Foram identificados 15 canais de comercialização e quatro tipos de mercados agroalimentares. A diversidade de canais evidenciou a utilização de múltiplos canais pelos produtores de caprinos (32%) e ovinos (39%) e demonstrou a importância da disponibilidade e dos tipos de canais para escoar os produtos. O uso de múltiplos canais foi identificado como estratégia de diversificação e uma alternativa para avaliar a autonomia dos produtores na relação com mercados. Palavras-chave: Autonomia. Diversificação. Estratégias de comercialização. Mercados. Equipe GEPAD: Jorge Luis de Sales Farias - Pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos
Sergio Schneider - Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Comments